19 de junho de 2007

Aula do dia 18/06/07 - Grupo de Verbalização (GV) x Grupo de Observação (GO).

Análise da aula do Curso de Didática do Ensino Superior de 18/06/07, trabalhando com a didática da discussão do filme (O Sorriso de Monalisa), por meio da técnica de grupo GV x GO.

Entendo que os grupos se desenvolveram de forma muito positiva, pois alcançaram os objetivos desejados e ofereceram ricos comentários a cerca do filme, da proposta de educação retirada do contexto de um filme que não tinha como foco a Educação e dos vários subsídios avaliativos dos Grupos de Observação, podendo assim despertar uma discussão mais dinâmica e envolvente.

Pude observar que após um tempo de discussão o próprio formato da dinâmica estimula uma participação ativa de todos os participantes, com opiniões objetivas.

Uma observação importante que foi notada após as duas exposições, diz respeito ao amadurecimento do tema, que apesar de não te sido estimulado pela Professora Beth que coordenou os trabalhos, foi notada pelos alunos, que de forma autônoma deram maior ênfase as discussões de pontos chaves do filme.

Diante das observações concluí, que:
- Desenvolvemos as capacidades de ouvir o outro e da manifestação pessoal;
- Ampliamos o nosso conhecimento e contribuímos para a ampliação do conhecimento do outro;
- Tivemos a oportunidade de participarmos direta o indiretamente dá discussão; e
- Exercitamos a elaboração de síntese.

Concluo também que apesar da aula ter sido muito produtiva, pude perceber que fui mal em todos os meus pré-julgamentos, e em minhas posições, e mesmo assim, assumindo o quanto me coloquei mal, foi uma das aulas que mais aprendi.

Parabéns Professora Beth e alunos.

Nenhum comentário: